BARANZATE, ONDE O MUNDO ESTÁ NUMA RUA EM CADA TRÊS PESSOAS UMA É ESTRANGEIRA
Baranzate é uma cidade italiana da província de Milão, região da Lombardia, com 11.149 habitantes. Até 2001, Baranzate era uma fração do município de Bollate. Foi estabelecido como município em novembro daquele ano, graças a uma lei regional, no entanto, em 2003, essa lei foi declarada inconstitucional pelo Tribunal Constitucional italiano e o município efêmero foi novamente uma fração de Bollate. Em maio de 2004, uma nova lei regional restaurou o município de Baranzate.
No município nos arredores de Milão, um terço dos residentes vem de um país que não a Itália. Somente via Gorizia, a principal, vivem pessoas de 77 países estrangeiros. Assim, lojas, condomínios, escolas e oratórios se tornam babel. O prefeito disse: "Aqui queremos que ninguém se sinta excluído, para impedir que ele se torne como Molenbeek". A partir das crianças: "Aqui estão acostumadas à diversidade". O padre é amigo dos muçulmanos: "Todo grupo étnico é o protagonista do bairro". Como a festa de sábado, onde cada comunidade apresenta música, tradições, comida.
Na praça, uma criança brinca com o triciclo. Outro o segue com uma bicicleta. Um terceiro os persegue em uma scooter. Eles vêm de três lugares do mundo separados por milhares de quilômetros. Em um canto sombrio, três mães os observam: duas têm véu e a outra não. No final da rua, alguns trabalhadores romenos bebem uma cerveja em frente a uma loja
... CONTINUA...