Segundo informações colhidas pela Prefeitura de Niterói junto a moradores mais antigos, no início do século XX, havia na região do atual Cafubá uma fazenda onde criava-se o gado bovino de origem africana e cor cinzento-escura, chamado popularmente de Cafubá.
Cafubá é um bairro da Região Oceânica de Niterói. Primeiro bairro da Região Oceânica para quem desce a serra de Pendotiba, o bairro possui limites controversos com a vizinha Piratininga, bairro do qual foi desmembrado. Principalmente na década de 70, o bairro começou a ser principalmente ocupado pela população de baixa renda, sobretudo empregados do setor terciário, tais como empregados domésticas, jardineiros, pedreiros e carpinteiros entre outros, mão-de-obra que atende, principalmente, do mercado da própria Região Oceânica.
O padrão arquitetônico é considerado precário (PMN/Suma), porém, desde o início da década de 1990, uma série de melhorias no seu sistema viário e na sua infra-estrutura urbana atraíram novos loteamentos, com padrão construtivo considerado pelo poder público municipal como mais elevado.
Na década de 1970, a população de baixa renda começou a se instalar em maior quantidade, sendo o bairro oficialmente desmembrado de Piratininga pelo decreto nº 4895 de 1986. Atualmente, há um projeto para a construção do Túnel Charitas-Cafubá, que ligaria a Avenida Prefeito Sylvio Picanço, em Charitas, ao Cafubá, por um traçado de 1,35 quilômetro.
... CONTINUA...