A Região era ocupada pelo Engenho Sapopemba (raiz achatada e trançada), fundado por Gaspar da Costa, em 1612, e pela fazenda do Gericinó, na extensa baixada do Maciço do Gericinó O Engenho e a Fazenda floresceram nos séculos XVIII e XIX No Sapopemba se produzia açúcar e rapadura e seus canaviais ficavam em Gericinó O Barão de Mauá passou a explorar suas terras, sendo substituído pelo Conde Sebastião do Pinho que, endividado, leiloou-as e o Banco do Brasil arrematou, passando-as ao Ministério da Guerra Este fato deu origem às grandes áreas militares e quartéis que foram instalados na região Toda a imensa planície dos campos de Gericinó passou a ser um campo de treinamento do Exército Nas décadas 1940/1950, o Engenho Sapopemba já absorvera, com o Conde Pinho, a maior parte do Engenho Boa Esperança, onde seria erguida a “Fundação da Casa Popular”, atravessada pela avenida das Bandeiras (atual avenida Brasil) Com a chegada da Estrada de Ferro Central do Brasil, foi inaugurada, em 1859, a estação Sapopemba que, depois da instauração da República, foi batizada de Deodoro em homenagem ao Marechal Deodoro da Fonseca A estação de Deodoro se tornou uma das maiores do subúrbio Nela tem origem o ramal de Santa Cruz, inaugurado 1879, que faz conexão com o ramal de Japeri e Paracambi, possibilitando acesso até a estação de Dom Pedro II, no centro O prefeito Alim Pedro construiu o viaduto de Deodoro na estrada do Camboatá, sobre a linha férrea, na década de 1950 Atualmente, Deodoro, em su
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