A localidade constitui um dos primeiros bairros da cidade, compondo desde o início, o 5° distrito de Nova Iguaçu. O nome do bairro é uma homenagem a Edson Junqueira Passos, um dos mais destacados engenheiros da história do Brasil. Oriundo de uma família tradicional, Edson Passos foi escritor, deputado, professor e o engenheiro responsável por projetos urbanísticos de alta relevância como a Av.Presidente Vargas, a Av. Brasil e a remodelação da Floresta da Tijuca.
A antiga estação de trem que servia ao desembarque de bois para o matadouro situado na fronteira entre Mesquita e Nilópolis, recebeu o nome de Edson Passos em 1954, ano em que o engenheiro faleceu. Conta-se que, por conta do desembarque dos bois, mesmo após o término do matadouro, as pessoas costumavam gritar “Lá vem o boi” aos passageiros que desciam na estação.
Em 2012, houve a construção, em parceria com os governos federal e estadual, do Viaduto Marcel Luís Sette Fortes de Almeida, melhorando a interligação entre Mesquita e Nilópolis. Esta obra facilitou o acesso dos carros de Edson Passos ao outro lado da cidade. Por sua localização privilegiada diante das vias de chegada ao município, Edson Passos usufrui de um grande número de linhas de ônibus municipais e intermunicipais. Também se encontra contemplado pela linha trem (Ramal Japeri-Central, Supervia) e por diversas linhas de kombis que interligam o bairro com o outro lado da cidade.
Edson Passos possui um comércio diversificado e crescente que avan
... CONTINUA...