Suas extensas terras compreendiam as planícies de Inhaúma, limitadas pela Serra da Misericórdia Inicialmente pertenciam ao engenho da Pedra ou de Bonsucesso, e se expandiam desde a orla da Baía de Guanabara até Inhaúma A rainha Dona Carlota Joaquina, esposa de Dom João VI, comprou uma quarta parte do engenho, com uma casa com 15 quartos, em frente a uma fileira de palmeiras, próxima à atual rua Dona Luísa O engenho ficava em uma planície e a casa em uma pequena elevação Essa é a origem do nome do bairro No fim do Segundo Reinado, as terras foram adquiridas pelo Coronel Antonio Joaquim de Sousa Botafogo, um republicano, ligado a Floriano Peixoto A história do Engenho da Rainha coincide com a ocupação de Inhaúma e o atual bairro passou a compreender a baixada do trecho entre o morro do Engenho da Rainha e as elevações da Serra da Misericórdia, atravessada pelo rio Timbó Nela foi implantada, em 1876, a E F Rio D’Ouro e foi construída a estação Engenho da Rainha, em funcionamento até a extinção do ramal em1966/1970Seu leito foi aproveitado pela Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro – Metrô, para a construção da Linha 2 A estação Engenho da Rainha foi inaugurada em 1991 As vias principais do bairro são a avenida Automóvel Clube, atual Pastor Martin Luther King Jr, implantada entre 1922 e 1926, por uma Comissão do Automóvel Clube do Brasil que foi a primeira ligação entre Rio e Petrópolis e a estrada Velha da Pavuna, atual Ademar Bebiano Engenho da Rainha tem grandes conjunt
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