É um extenso bairro do Rio de Janeiro, com população predominante de classe média , mas com alguns casarões, sitios, chácaras, de alto padrão mas algumas pequenas favelas. É um dos bairros com menor densidade demográfica da cidade, mas devido à sua dimensão territorial é divido em sub-regiões ou sub-bairros:
Pedra de Guaratiba: Situado ao longo da faixa litorânea do bairro, com acesso à Baía de Sepetiba, onde a atividade pesqueira tem grande força. O bairro registrou grande crescimento nos últimos anos, principalmente após a reforma da Praia da Brisa, que revitalizou a orla e criou um ambiente agradável para eventos. Atualmente diversos shows fazem parte do calendário no bairro, incluindo os festejos de Reveillon, com queima de fogos organizada pelos comerciantes locais e pela prefeitura.
Ilha de Guaratiba: Área essencialmente rural, incluindo a face sudoeste do Maciço da Pedra Branca. Este bairro concentra hoje o maior número de chácaras e produtores de plantas ornamentais do Estado do Rio de Janeiro, exportando suas plantas para todo o país. Com o aumento da especulação imobiliária, o valor dos imóveis na região aumentou nos últimos 5 anos mais de 150%, tornando o bairro altamente atrativo para investimentos imobiliários de pequeno e médio porte. Quem não conhece o bairro pode pensar que realmente se trata de uma ilha, mas na verdade a origem do nome “ilha” veio da corruptela do nome do antigo proprietário da maior parte das terras da região que se chamava William. Como
... CONTINUA...