O atual bairro do Pina surgiu numa ilhota onde havia um sítio de propriedade do capitão André Gomes Pina. Daí, o nome do bairro.
Em 1645, os holandeses construíram na pequena ilha uma fortaleza à qual deram o nome de Belo Forte. Na ilha existia uma barreta (barra pequena) por onde eram transportados, de barco, açúcar e outras mercadorias. Por isso, a fortaleza ficou conhecida como o Forte da Barreta.Atualmente, nem o forte nem a barreta existem mais,esta foi fechada durante obras de melhorias do Porto do Recife.
A praia do Pina, quando ali ainda só se chegava de barco, era bastante procurada por banhistas recifenses, sobretudo famílias de posses que iam passar o final de semana. Perdeu status a partir de 1915, quando foi inaugurado o primeiro sistema de esgoto sanitário do Recife cuja tubulação terminava naquela praia.
Em 1920, foi construída a primeira ponte ligando o Pina ao Recife. Em 1926 era inaugurada a atual Avenida Herculano Bandeira que ia da ponte à beira-mar. A Ponte Agamenon Magalhães (conhecida como a Ponte do Pina) foi inaugurada em 1953 e Paulo Guerra é de 1978.
O Pina abriga importantes prédios e instituições tais como: o Aeroclube de Pernambuco (que funcionava no Ibura e em 1941 foi transferido para o bairro), a Estação Rádio Pina (construída pelos norte-americanos durante a 2ª Guerra Mundial), o Teatro Barreto Júnior e o Convento e Capela de São Félix, onde está sepultado o corpo do missionário Frei Damião.
No final da década de 1980, em torno
... CONTINUA...