Santa Ifigênia é um bairro da região central da cidade de São Paulo. É um importante centro comercial da capital paulista, especialmente no ramo de eletrônicos (aparelhos, acessórios, peças etc.). As ruas mais movimentadas são Santa Ifigênia, Aurora, Vitória, dos Andradas e a avenida Rio Branco.
É nesse bairro que se localiza a famosa Passarela Santa Ifigênia, onde se localiza a galeria Santa Ifigênia, onde produtos eletrônicos são vendidos sem o valor fiscal. Ao lado da passarela, está o maior edifício do Brasil, o Mirante do Vale, com 170 metros de altura e 51 andares. Esse edifício parece menor por estar dentro do Vale do Anhangabaú.
A história da Rua Santa Ifigênia remonta a finais do século XVIII e início do século XIX quando ela foi aberta. No ano de 1810, ela já aparece representada em antigos mapas da cidade, mas ainda sem denominação.Naquela época, ela começava no Largo de Santa Ifigênia terminava na atual Rua Vitória. Porém, o seu nome está ligado à igreja de Santa Ifigênia, cuja história remonta ao ano de 1758.
Naquela época, foi criada a Irmandade de Santa Ifigênia e Santo Elesbão, instalada inicialmente na igreja do Rosário dos Homens Pretos que existia na atual Praça Antonio Prado.No local onde hoje encontra-se a Igreja de Santa Ifigênia, já deveria existir, desde 1720, uma pequena capela. Em 1795, as imagens de Santa Ifigênia e Santo Elesbão foram transferidas para esta capela que, a partir de então, passou a ser conhecida como igreja de Santa Ifigêni
... CONTINUA...