Tinguá é um bairro da unidade regional de governo Tinguá, no município de Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Teve grande importância durante o século XIX por causa da estação de mesmo nome fundada em 1883 e desativada em 1964. Faz limite com Iguaçu Velho, Montevidéu, Adrianópolis, Vila de Cava, Santa Rita e com o distrito de Xerém e com o município de Miguel Pereira.
O bairro tem caráter essencialmente rural e conta com diversas entidades e organizações não governamentais ligadas à ecologia e à proteção ambiental devido à existência da Reserva Biológica Federal do Tinguá, criada pelo Decreto Federal 97 780, de 23 de maio de 1989, que mantém parte da Mata Atlântica. A Reserva Biológica Federal do Tinguá e o Parque Municipal de Nova Iguaçu (ao sul do município) são as duas Áreas de Proteção Ambiental de Nova Iguaçu que ocupam 35% da área total do município.
Segundo a Lei 2 952, de 17 de dezembro de 1998, o bairro do Tinguá faz parte da Unidade Regional de Governo do Tinguá, que engloba um total de cinco bairros. O Decreto 6 083, de 12 de janeiro de 1999, define os limites de Tinguá: "começa no cruzamento do Canal Ana Felícia com a Estrada Federal de Tinguá. O limite segue pela Estrada Federal de Tinguá, avenida Pedro Álvares Cabral, antigo leito da estrada de ferro - sub-ramal Cava-Tinguá, rio Iguaçu, canal Paiol, Avenida Muniz Barreto, avenida Olinda, rio Iguaçu, limite legal da Reserva Biológica Federal do Tinguá, rio Boa Esperança, rio Utum, rio Tingu
... CONTINUA...